APROVAÇÃO DE CONTAS: SOCIEDADE LIMITADA E ANÔNIMA

APROVAÇÃO DE CONTAS: PRAZO ENCERRA EM 30 DE ABRIL DE 2024...

Em cumprimento ao disposto na Lei das Sociedades Anônimas (Lei Federal nº. 6.404/1976) e no Código Civil Brasileiro (Lei Federal nº. 10.406/2002), faz-se necessário anualmente a aprovação, pelos acionistas e/ou sócios, das contas dos administradores/diretores, das demonstrações financeiras e da destinação dos lucros das Sociedades Anônimas e das Sociedades Limitadas, referentes ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de cada ano, devendo a reunião/assembleia que aprova tais deliberações ser realizada dentro dos 4 (quatro) meses seguintes ao término do exercício social

Anualmente disponibilizamos este comunicado para reforçarmos que a cada início de ano, as empresas sejam elas Sociedades Limitadas ou Sociedades Anônimas, constituem obrigações vinculadas ao exercício fiscal relativo ao ano anterior, e que deverão ser prestadas por meio da realização da aprovação de contas, encerrando-se o prazo para essa providência em 30 de abril de 2024.

Nesse sentido, deverão ser realizadas Reuniões Anuais de Sócios (RAS) para Sociedades Limitadas e Assembleias Gerais Ordinárias (AGO) para Sociedades Anônimas, contendo as seguintes informações: (i) aprovar as contas da administração da Sociedade; (ii) aprovar as demonstrações financeiras relacionadas ao exercício encerrado em 31 de dezembro do ano anterior; e (iii) aprovar a destinação dos lucros da Sociedade. Ainda, poderão as Sociedades utilizar as Reuniões/Assembleias para deliberar quaisquer outras matérias que acionistas/sócios tenham interesse.

No caso das Sociedades Anônimas os Diretores precisam observar o dever de providenciar a prévia publicação em jornal das demonstrações financeiras, com antecedência de 5 (cinco) dias da data de realização da assembleia, sendo permitido a publicação de forma eletrônica para as companhias fechadas que tiverem receita bruta anual de até R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões de reais).

Portanto, é necessária a realização de Assembleia Geral Ordinária (AGO) das Sociedades Anônimas e/ou de Reunião Anual de Sócios (ARS) das Sociedades Limitadas para que a Sociedade fique regularizada nos termos da legislação vigente.

A equipe especializada do CCLA está à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre o tema.

Rodolfo Rinaldi Rosa– Advado do CCLA Advogados.

Este informativo tem por finalidade veicular informações jurídicas relevantes aos nossos clientes, não se constituindo em parecer ou aconselhamento jurídico, e não acarretando qualquer responsabilidade a este escritório. É imprescindível que casos concretos sejam objeto de análise específica.

Compartilhe:

Foto de CCLA Advogados

CCLA Advogados

O CCLA Advogados é fruto da união de profissionais que são referências no direito desportivo e do entretenimento com especialistas do mundo corporativo que trazem a estes segmentos suas vivências e conhecimentos.
Foto de CCLA Advogados

CCLA Advogados

O CCLA Advogados é fruto da união de profissionais que são referências no direito desportivo e do entretenimento com especialistas do mundo corporativo que trazem a estes segmentos suas vivências e conhecimentos.
CCLA
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.