PROJETO DE ALTERAÇÃO DO CÓDIGO CIVIL PREVÊ MODIFICAÇÃO DA CONDIÇÃO DO CÔNJUGE COMO HERDEIRO NECESSÁRIO

Código Civil – Projeto de Lei - Herdeiro Necessário – modificação da condição do cônjuge como herdeiro necessário....
Código Civil – Projeto de Lei - Herdeiro Necessário – modificação da condição do cônjuge como herdeiro necessário.

No último dia 17 de abril, após oito meses de trabalhos, a Comissão de Juristas responsável pela revisão e atualização do Código Civil finalmente apresentou o relatório final ao plenário do Senado Federal. A partir de agora caberá aos senadores analisarem a proposta para posterior prosseguimento como projeto de lei pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

O anteprojeto apresentado sugere inúmeras modificações substanciais no Código Civil que impactam a vida dos cidadãos em diversos aspectos, sejam eles familiares, sucessórios, empresariais, contratuais, dentre outros.

No que diz respeito à sucessão, o projeto traz significativa mudança em relação aos bens deixados quando do falecimento de um dos cônjuges. Atualmente, o Código Civil prevê que o cônjuge será, a depender do regime de bens e concorrendo com os descendentes (filhos/netos) e ascendentes (pais/avós), herdeiro necessário do cônjuge falecido.

Caso o anteprojeto seja aprovado com a redação apresentada, o cônjuge deixará de ser herdeiro necessário. Neste novo cenário, quando o regime de bens adotados pelos cônjuges no casamento for da comunhão parcial, o cônjuge sobrevivente será meeiro, já se casados no regime da separação de bens, o cônjuge sobrevivente não terá direito algum em relação aos bens deixados pelo cônjuge falecido.

Assim, se você é casado pelo regime da separação de bens, caso tenha intenção de que seu cônjuge tenha direito a parte do seu patrimônio, na hipótese de falecimento, deverá deixá-lo por testamento ou optar em reestruturar o seu patrimônio em vida por meio de planejamento sucessório (para maiores informações vide informativo sobre planejamento sucessório https://bit.ly/4cg6lk4).

O CCLA conta com equipe especializada que está à disposição para esclarecer dúvidas relacionadas ao tema, e que seguirá acompanhando atentamente os próximos andamentos sobre o projeto de Lei que alterará o Código Civil.

Rodolfo Rinaldi Rosa– Advogado do CCLA Advogados.

Este informativo tem por finalidade veicular informações jurídicas relevantes aos nossos clientes, não se constituindo em parecer ou aconselhamento jurídico, e não acarretando qualquer responsabilidade a este escritório. É imprescindível que casos concretos sejam objeto de análise específica.

Compartilhe:

Foto de CCLA Advogados

CCLA Advogados

O CCLA Advogados é fruto da união de profissionais que são referências no direito desportivo e do entretenimento com especialistas do mundo corporativo que trazem a estes segmentos suas vivências e conhecimentos.
Foto de CCLA Advogados

CCLA Advogados

O CCLA Advogados é fruto da união de profissionais que são referências no direito desportivo e do entretenimento com especialistas do mundo corporativo que trazem a estes segmentos suas vivências e conhecimentos.
CCLA
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.