Conforme mencionado em nosso informativo de 06 de janeiro de 2023[1], a FIFA comunicou que realizará 2 exames de agente de futebol em 2023: em 19 de abril e 20 de setembro. Nesta semana, foram publicadas, também, as regras dos exames.
A inscrição para o exame deverá ser feita em plataforma a ser criada pela CBF, a quem caberá, também, aprovar ou reprovar a inscrição dos aplicantes. Somente estarão aptos a fazerem a prova aqueles que tiverem suas inscrições aprovadas.
No dia do exame, deve-se levar:
- documento válido com foto (o mesmo utilizado na plataforma para realizar a inscrição);
- notebook que seja compatível com a plataforma da CBF;
- ponto de conexão à internet (podendo ser utilizado um modem móvel ou via telefone celular) e
- O comprovante de pagamento da taxa (caso cobrada pela CBF).
Para que o aplicante possa verificar se seus equipamentos estão aptos para utilização no dia do exame, a FIFA disponibilizará um simulado não obrigatório, que permitirá o teste dos dispositivos.
A FIFA afirma que não se responsabilizará por eventual problema de conexão e, em razão disso, o recomendado é a utilização de um modem móvel com internet banda larga. Caso haja instabilidade na rede e haja queda na conexão, o aplicante deverá se inscrever novamente no próximo exame disponível.
No dia da prova, somente será possível ao aplicante levar:
- óculos de grau;
- bebida não alcoólica;
- materiais de estudo e
- medicamentos do qual faz uso (com a prescrição do médico).
Estarão proibidos:
- celulares;
- tablets;
- qualquer outro dispositivo “smart” (ex.: smart watches);
- rádio;
- fones de qualquer tipo e
- qualquer item que possa ser mal utilizado e levante suspeitas sobre seu uso.
Caso os fiscais entendam que determinado item não possa ser utilizado, este deverá ser guardado durante o exame, conforme orientação dos responsáveis pela aplicação.
Os fiscais e responsáveis darão início ao exame e, a partir desse momento, nenhum outro aplicante poderá comparecer ao local de prova. Enquanto isso, aqueles que terminarem a prova deverão informar aos responsáveis e solicitar a saída do local, sendo que não haverá qualquer intervalo durante o exame ou saída sem autorização. Caso isso ocorra, será considerado como desistência do exame.
Ainda, a FIFA determina que não será permitida cópia de outras provas, utilização de sites externos além da plataforma, gravar, anotar as respostas do exame ou causar qualquer distúrbio no local de provas.
Outrossim, dispõem as regras da FIFA que os resultados do exame serão informados pela plataforma em até 07 dias úteis de sua realização.
Por fim, a FIFA informa que o resultado dos testes será definitivo, não havendo a possibilidade de recurso.
O CCLA Advogados está à disposição para esclarecer dúvidas referentes a este informativo e a qualquer assunto relacionado a normas e regulamentos esportivos, nacionais e internacionais.
[1] https://ccla.com.br/desportivo/fifa-define-datas-para-inscricao-e-realizacao-do-exame-de-agentes-de-futebol/