FIFA ADOTA MUDANÇAS REGULATÓRIAS PARA AGENTES DE FUTEBOL EM 2025

A FIFA anunciou mudanças no Regulamento de Agentes para 2025. As alterações sobre os exames de agentes e sua abordagem quanto as provisões anteriormente...
A FIFA anunciou mudanças no Regulamento de Agentes para 2025. As alterações sobre os exames de agentes e sua abordagem quanto as provisões anteriormente suspensas promovem acessibilidade, uniformidade e estabilidade no mercado de transferências.

A FIFA publicou importantes alterações ao FIFA Football Agent Regulations (“FFAR”), que teve o início de sua vigência em 1º de janeiro de 2025. As mudanças visam aprimorar a transparência, acessibilidade e a padronização das regras relacionadas à atuação de agentes no mercado internacional de transferências.

Dentre as principais alterações, encontram-se as seguintes:

  • Logística dos exames de Agentes: A realização dos exames não será mais obrigatoriamente feita em associações nacionais, promovendo uma centralização pela FIFA; e
  • Taxa de participação nos exames: A taxa de participação nos exames foi eliminada, reduzindo barreiras financeiras para novos candidatos.

Ainda, destaca-se que as disposições que estavam suspensas em regulamentos anteriores, por serem normas que suas implementações dependem  de desenvolvimento, por exemplo o pagamento de taxas através do FIFA Clearing House, ou por serem normas que sua validade está sendo debatida judicialmente, principalmente, no que toca às questões envolvendo o limite das comissões dos agentes, o pagamento pro rata e a vedação à dupla representação, permanecem na atualização no texto regulatório, apesar de ainda não estarem em vigor.

Essas mudanças refletem uma abordagem estratégica da FIFA para melhorar a acessibilidade e a centralização na regulamentação de agentes, alinhando o regulamento com os padrões globais de transparência e inclusão. A modificação no processo de exames facilita o ingresso de novos agentes, enquanto a inclusão de disposições suspensas no regulamento fortalece o compromisso com futuras implementações.

A FIFA continuará monitorando a implementação dessas mudanças, promovendo consultas com associações nacionais, clubes e agentes para garantir que as novas medidas atendam às necessidades do futebol profissional.

O CCLA Advogados está à disposição para esclarecer dúvidas referentes a este informativo e a qualquer assunto relacionado a normas e regulamentos esportivos, nacionais e internacionais.

Informativo escrito por:

Beatriz Araujo Salazar – CCLA Advogados.  

Este informativo tem por finalidade veicular informações jurídicas relevantes aos nossos clientes, não se constituindo em parecer ou aconselhamento jurídico, e não acarretando qualquer responsabilidade a este escritório. É imprescindível que casos concretos sejam objeto de análise específica.

Compartilhe:

Foto de CCLA Advogados

CCLA Advogados

O CCLA Advogados é fruto da união de profissionais que são referências no direito desportivo e do entretenimento com especialistas do mundo corporativo que trazem a estes segmentos suas vivências e conhecimentos.
Foto de CCLA Advogados

CCLA Advogados

O CCLA Advogados é fruto da união de profissionais que são referências no direito desportivo e do entretenimento com especialistas do mundo corporativo que trazem a estes segmentos suas vivências e conhecimentos.
CCLA
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.