PROJETO DE LEI QUE RESTRINGE O PERSE É SANCIONADO E RECEITA FEDERAL INICIA A HABILITACAO AO PROGRAMA.

Foi sancionada a Lei n. 14.859/2024, com novas regras para o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE). Entre as principais mudanças,...
Confira todos os detalhes sobre o tema em nosso informativo no site do CCLA Advogados.

Contribuintes beneficiados devem se habilitar entre os dias 03/06/2024 e 02/08/2024.

Foi publicada no dia 22/05/2024 a Lei n. 14.859/2024, fruto da sanção presidencial ao PL 1.026/2024 que estabelece a continuidade do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), mantendo a integra do texto aprovado no Congresso Nacional.

A despeito da criação de mecanismos de controle dada a necessidade de previa habilitação e chancela pela Receita Federal, destacamos a continuidade do benefício que poderia ter sido extinto de maneira precoce caso a MP 1.202 fosse convertida em Lei.

Os CNAES mantidos no programa foram reduzidos de 44 para 30, mantendo-se a necessidade de inscrição no Cadastur para determinadas atividades.

A alíquota zero para PIS, COFINS, CSLL e IRPJ valerá para empresas que já exerciam as 30 atividades listadas como principal ou preponderante em 18/03/2022, quando foi derrubado o veto ao projeto que criou o programa. Como forma de evitar a concessão de benefícios a empresas que não sofreram restrições com a pandemia, o texto veda a participação de empresas inativas entre 2017 e 2021.

Para as pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real ou arbitrado a alíquota zero será mantida na integralidade no ano de 2024, mas, em 2025 e 2026, a alíquota zero ficará restrita ao PIS e à COFINS.

O benefício, contudo, tem prazo de validade e teto de gastos estabelecido no montante de R$ 15 bilhões entre os meses de abril de 2024 a dezembro de 2026, podendo ser extinto no mês seguinte à comprovação, pelo Governo Federal, de que os R$ 15 bi já foram consumidos.

Por fim, como forma de regulamentar a habilitação ao programa foi publicada a Instrução Normativa nº 2.195/2024. Entre os dias 3 de junho e 2 de agosto de 2024, os contribuintes deverão protocolar pedido de habilitação no programa através do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte – e-CAC, sendo necessário o cumprimento de todos os requisitos previstos na instrução normativa.

A regulamentação ainda prevê que, transcorrido o prazo de 30 dias da apresentação do pedido de habilitação sem manifestação da RFB, o contribuinte será considerado plenamente habilitado para fruição do PERSE.

Aos contribuintes que já usufruíam do Perse recomendamos a avaliação criteriosa ao cumprimento dos novos requisitos previstos para fruição do incentivo previamente ao pedido de habilitação.

O CCLA Advogados está à disposição para esclarecer dúvidas referentes a este informativo e a qualquer assunto relacionado ao PERSE.

Escrito por: Théo Abreu Amadei – Advogado do CCLA Advogados.

Este informativo tem por finalidade veicular informações jurídicas relevantes aos nossos clientes, não se constituindo em parecer ou aconselhamento jurídico, e não acarretando qualquer responsabilidade a este escritório. É imprescindível que casos concretos sejam objeto de análise específica.

Compartilhe:

Foto de CCLA Advogados

CCLA Advogados

O CCLA Advogados é fruto da união de profissionais que são referências no direito desportivo e do entretenimento com especialistas do mundo corporativo que trazem a estes segmentos suas vivências e conhecimentos.
Foto de CCLA Advogados

CCLA Advogados

O CCLA Advogados é fruto da união de profissionais que são referências no direito desportivo e do entretenimento com especialistas do mundo corporativo que trazem a estes segmentos suas vivências e conhecimentos.
CCLA
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.