RESPONSÁVEIS POR VULNERÁVEIS OU HIPOSSUFICIENTES PODERÃO INSTITUIR PARTE DA LEGÍTIMA EM FAVOR DESTES

É possível designar uma porção da herança para beneficiar indivíduos que precisam de apoio especial, vulneráveis ou hipossuficientes, descendentes e ascendentes, mesmo que isso...
É possível designar uma porção da herança para beneficiar indivíduos que precisam de apoio especial, vulneráveis ou hipossuficientes, descendentes e ascendentes, mesmo que isso envolva reduzir a parte da herança que os herdeiros legais teriam direito a receber.

Como já dito em informativo anterior, o anteprojeto do novo Código Civil, elaborado por uma comissão de juristas e entregue ao Senado Federal para análise e protocolo do projeto de lei pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, traz proposta de modificações bastante relevantes em diversos aspectos da Sociedade.

Dentre as modificações propostas, o projeto traz significativa mudança em relação a regra que trata da legítima na sucessão. Atualmente o Código Civil prevê que a legitima representa 50% (cinquenta por cento) do patrimônio do falecido, de forma que o titular de bens e direitos, em relação à legítima, não pode tratar de forma diferente seus herdeiros necessários (descendentes, ascendentes e cônjuges)

Na hipótese de o anteprojeto ser aprovado com a redação apresentada, além do cônjuge deixar de ser herdeiro necessário (para maiores informações sobre este tema, acesse o link https://bit.ly/3wYKL3O , o testador poderá destinar até um quarto da legítima a descendentes e ascendentes que sejam considerados vulneráveis ou hipossuficientes.

Portanto, com a mudança a legítima, a critério do testador, poderá ser reduzida dos atuais 50% (cinquenta por cento) para 37,5% (trinta e sete inteiros e meio por cento).  Igualmente, se você se enquadra em alguma situação na qual deseja atribuir parte da legítima de forma desproporcional entre herdeiros, deverá deixá-lo por testamento ou optar em reestruturar o seu patrimônio em vida por meio de planejamento sucessório (para maiores informações vide informativo sobre planejamento sucessório https://bit.ly/4cg6lk4 ).

O CCLA conta com equipe especializada que está à disposição para esclarecer dúvidas relacionadas ao tema, e que seguirá acompanhando atentamente os próximos andamentos sobre o projeto de Lei que alterará o Código Civil.

Rodolfo Rinaldi Rosa– Advogado do CCLA Advogados.

Este informativo tem por finalidade veicular informações jurídicas relevantes aos nossos clientes, não se constituindo em parecer ou aconselhamento jurídico, e não acarretando qualquer responsabilidade a este escritório. É imprescindível que casos concretos sejam objeto de análise específica.

Compartilhe:

Foto de CCLA Advogados

CCLA Advogados

O CCLA Advogados é fruto da união de profissionais que são referências no direito desportivo e do entretenimento com especialistas do mundo corporativo que trazem a estes segmentos suas vivências e conhecimentos.
Foto de CCLA Advogados

CCLA Advogados

O CCLA Advogados é fruto da união de profissionais que são referências no direito desportivo e do entretenimento com especialistas do mundo corporativo que trazem a estes segmentos suas vivências e conhecimentos.
CCLA
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.