DESCLASSIFICAÇÃO DOS CARROS DA FERRARI NO GP DA CHINA DE 2025

A FIA desclassificou os dois carros da Ferrari no GP da China de 2025 por infrações técnicas. A penalidade, que comprometeu o desempenho da...
A FIA desclassificou os dois carros da Ferrari no GP da China de 2025 por infrações técnicas. A penalidade, que comprometeu o desempenho da equipe no campeonato, reforça o rigor regulatório e o compromisso com a equidade na Fórmula 1.

A Federação Internacional de Automobilismo (“FIA”), em 23 de março de 2025, confirmou a desclassificação dos dois carros da equipe Ferrari, pilotados por Charles Leclerc e Lewis Hamilton, após a realização de inspeções técnicas pós-corrida, no Grande Prêmio da China, disputado no Circuito Internacional de Xangai. A penalidade imposta comprometeu os resultados da equipe no campeonato desta temporada.

As desclassificações foram atribuídas a infrações distintas, ambas em desacordo com o Regulamento Técnico da Fórmula 1, quais sejam:

  • Charles Leclerc: O carro foi desclassificado por estar 1kg abaixo do limite estabelecido pelo artigo 4.1 do Regulamento Técnico da FIA, qual seja 800 kg, contando com o peso do piloto e sem contabilizar o combustível; e
  • Lewis Hamilton: O carro foi desclassificado devido ao desgaste excessivo da prancha de madeira, também conhecida como “plank”, que registrou espessura inferior aos 9 mm mínimos exigidos pelo Artigo 3.5.9. do Regulamento Técnico da FIA.

Nesse sentido, vale apontar que o regulamento estabelece critérios técnicos que todas as equipes devem cumprir, a fim de preservar a segurança dos pilotos, garantir condições equânimes de competição e limitar práticas que distorçam a performance dos carros por meios irregulares.

Na prática, as referidas infrações da equipe Ferrari comprometem a competição igualitária entre carros, uma vez que o peso e a altura de um carro em movimento influenciam no desempenho aerodinâmico, trazendo vantagem indevida na corrida.

Diante da penalização, a Ferrari emitiu comunicado oficial atribuindo os problemas a um conjunto de decisões técnicas e estratégicas durante a corrida. No caso de Leclerc, um vazamento de água de aproximadamente 1 litro foi apontado como possível responsável pela perda de peso. Quanto ao carro de Hamilton, a equipe mencionou um erro de cálculo no desgaste do assoalho sob certas condições de pista.

Destaca-se que a medida teve impacto direto no campeonato, com a Ferrari perdendo 18 pontos no Mundial de Construtores. Os pilotos, Leclerc e Hamilton, também perderam suas respectivas posições e pontuações no campeonato de pilotos.

A FIA, por sua vez, reiterou a importância do cumprimento estrito das normas técnicas para preservar a integridade competitiva da categoria. De forma que a desclassificação reforça o papel da FIA na fiscalização rigorosa de conformidade técnica e serve de alerta às demais equipes quanto aos limites regulatórios. A entidade segue comprometida em garantir equidade e segurança nas disputas automobilísticas de alto nível.

O CCLA Advogados está à disposição para esclarecer dúvidas referentes a este informativo e a qualquer assunto relacionado a normas e regulamentos esportivos, nacionais e internacionais.

Escrito por:
Beatriz Araujo Salazar – Advogada do CCLA Advogados.  

Este informativo tem por finalidade veicular informações jurídicas relevantes aos nossos clientes, não se constituindo em parecer ou aconselhamento jurídico, e não acarretando qualquer responsabilidade a este escritório. É imprescindível que casos concretos sejam objeto de análise específica.

Compartilhe:

Foto de CCLA Advogados

CCLA Advogados

O CCLA Advogados é fruto da união de profissionais que são referências no direito desportivo e do entretenimento com especialistas do mundo corporativo que trazem a estes segmentos suas vivências e conhecimentos.
Foto de CCLA Advogados

CCLA Advogados

O CCLA Advogados é fruto da união de profissionais que são referências no direito desportivo e do entretenimento com especialistas do mundo corporativo que trazem a estes segmentos suas vivências e conhecimentos.
CCLA
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.