Nos últimos anos vivenciamos uma (re)evolução na forma de disponibilização e consumo de conteúdo de entretenimento motivada, em grande parte, pelo surgimento de diversas plataformas de streaming.
A partir dessa mudança no mercado, o que ainda vem ocorrendo, visto que novas plataformas de streaming de conteúdo de entretenimento estão sendo criadas, os hábitos dos consumidores também se alteraram.
Essa mudança se justifica muito na possibilidade de escolha da programação dada aos consumidores, passando de uma programação estática onde a liberdade de escolha do que se assistia era limitada à grade selecionada pela fornecedora do conteúdo, à total liberdade de seleção do que consumir.
Considerando isso, e tendo em vista que há muito tempo o esporte profissional transcendeu sua natureza meramente relacionada à disputa esportiva, se transformando em uma modalidade de entretenimento, seria questão de tempo até que os conteúdos esportivos também fossem alvo das plataformas de streaming.
Em verdade, isso já vem ocorrendo com esparsas transmissões de jogos por canais de YouTube e na rede social Facebook e, mais atualmente, com a plataforma DAZN voltada somente às transmissões de eventos esportivos. Entretanto, este cenário deverá mudar em breve.
Nesta semana, a gigante de tecnologia Amazon divulgou que irá utilizar sua plataforma de streaming Twitch, que até o momento era voltada somente à transmissão de E-sports, para a produção e transmissão de conteúdo esportivo.
Neste primeiro momento, a plataforma contará com conteúdo produzido por diversos clubes de futebol, dentre eles Arsenal, Real Madrid, Juventus e Paris Saint Germain, além de diversas ligas americanas (NBA, UFC e NWSL).
Ainda, e dentro da estratégia de ampliação de conteúdo disponível, a Amazon já transmite o Thursday Night Games da NFL e, recentemente, adquiriu os direitos de transmissão para a Alemanha dos principais jogos da UEFA Champions League, e também se tornou a parceira de streaming oficial da Federação Americana de Basquete (USA Basketball).
Este movimento da gigante de tecnologia busca estabelecer uma dominância no segmento de streaming de conteúdo esportivo o que, considerando o seu potencial de investimento, deverá ser alcançado logo.
A entrada da Amazon no mercado de streaming de conteúdo esportivo consolida de vez este segmento como uma nova fronteira a ser explorada pelos clubes e demais players do mercado esportivo para relacionamento com seus fãs e incremento de receitas.
O CCLA Advogados dispõe de equipe especializada para atuação nos segmentos do esporte e entretenimento, voltada ao aconselhamento na busca de soluções jurídicas eficazes para nossos clientes.